Sites Grátis no Comunidades.net

 actividades oamorcura








Total de visitas: 3401
maior

 TERAPIA DE FLORAIS


Florais 


 Reconhecida desde 1976 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), criada pelo médico Edward Bach, para quem a doença nasce do desequilíbrio entre o corpo, alma e o espírito. Se estes três estão em equilíbrio, não existem doenças. Trata-se de uma medicina complementar natural à base de flores, eficaz e recomendada não possuindo nenhuma contraindicação e nem efeitos colaterais.


Os Florais de Bach, atuam sobre os estados emocionais e não sobre a doença. Qualquer pessoa pode se beneficiar: gestantes, jovens, adolescentes, adultos, idosos. É também utilizada com eficácia em bebés, animais e plantas.


 Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o auto cuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito.
(H. A. W. Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization – WHO, 1983).


Dr. Edward Bach (1886-1936), nasceu em setembro de 1886, em Moseley, um povoado perto de Birmingham, Inglaterra. Aos 20 anos de idade ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham, especializando-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Durante a I Guerra Mundial, trabalhou intensamente, sendo responsável por 400 leitos de feridos de guerra no Hospital Universitário.


Naquela época, o Dr. Bach pode observar como os pacientes reagiam diante das enfermidades e como essa reação influia no curso delas. Percebeu que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes nem sempre curava a mesma enfermidade, que medicamentos eficazes para algumas não atuavam em outras, e que pacientes similares em temperamento melhoravam com o mesmo remédio. Tornou-se para ele evidente que, no tratamento das enfermidades, a índole do paciente tinha mais importância que seu corpo físico.


Antes de se dedicar ao estudo dos remédios florais, o espírito pesquisador do Dr. Bach levou-o a descobrir uma vacina que curava doenças crónicas. Prosseguia os seus estudos no aperfeiçoamento da vacina quando, em julho de 1917, foi acometido de um mal incurável. Embora tenha sido operado, os médicos deram-lhe somente três meses de vida. Imbuido da ideia de terminar as suas investigações, abandonou o hospital antes de receber alta e fechou-se em seu laboratório, trabalhando dia e noite.


Passaram-se dias e, finalmente, percebeu que estava completamente curado. Essa experiência levou-o à conclusão de que um interesse absorvente, um grande amor ou um propósito definido na vida são fatores decisivos para a saúde e a felicidade do homem. Dr. Bach vivenciou a importância do equilíbrio emocional na cura das enfermidades.


Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista no Hospital Homeopático de Londres. Entusiasmou-se pela homeopatia, na qual encontrou muita semelhança com as suas próprias ideias e observações. Nos anos seguintes, aprofundou seus estudos da obra de Hahnemann, fundador da homeopatia. Decidiu preparar as suas vacinas com a técnica homeopática e criou vacinas orais (cinco nosódicos), que tiveram ampla aceitação no meio médico.


Em 1929, aos 43 anos de idade, o Dr. Bach era respeitado por alopatas e homeopatas de toda a Europa. Estava em pleno êxito tanto profissional como clínico e pesquisador quando, obedecendo a um chamado interior, abandonou todas as suas atividades na cidade e partiu para o campo, em busca de novos remédios. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina.


Em 1936 disse a seus colaboradores: "Minha tarefa está cumprida; minha missão neste mundo está terminada". Poucas semanas depois, enquanto dormia, o Dr. Bach abandonou definitivamente seu corpo físico. Deixou-nos um conhecimento profundo e, ao mesmo tempo, simples.


Florais1


Os remédios florais do Dr. Bach foram descobertos nas flores silvestres e nas árvores do campo: no poder de cura de que Deus dotou a Natureza.


O homem sempre fez uso de ervas medicinais. Até bem pouco tempo, todos os preparados farmacêuticos se baseavam no uso de substâncias naturais. Contudo, os remédios Florais de Bach não usam o material físico da planta, mas a energia essencial que se encontra dentro da flor. Essa energia curativa é extraída de modo particular (o Dr. Bach colhia as gotas de orvalho depositadas nas flores). A substância subtil assim extraída é usada para tratar a causa da doença também num nível subtil.


Desta forma, enquanto a maioria dos remédios trata o mal físico com uma substância física, os Florais de Bach tratam a causa psicológica ou invisivel com uma energia também invisivel.


Embora existam milhares de manifestações de doenças físicas, as causas psicológicas são relativamente poucas. Os Florais de Bach reconhecem 38 condições, cada uma especificamente sintonizada com um dos estados que geram a doença dentro da psique.


O Dr. Bach separou suas essências em sete categorias
 »  Para os que sentem medo
 »  Para os que sofrem de indecisão
 »  Para os que sentem desinteresse pelas circunstâncias atuais

 »  Para os que sofrem de solidão
 »  Para os que são excessivamente sensíveis às influências e opiniões alheias
 »  Para os que sentem desalento e desespero
 »  Para os que se preocupam excessivamente com o bem-estar dos outros


As flores usadas por Dr. Bach são de plantas de uma ordem mais elevada, como ele próprio dizia.


Cada qual encarna certa qualidade da alma, ou, em termos energéticos, tem um comprimento determinado de ondas de energia. Cada uma dessas qualidades da alma "com sede na planta", está em harmonia com certa qualidade da alma da pessoa. Quando surge um conflito entre as intenções da Alma e as da Personalidade, dentro de certa qualidade da alma ou potencial de energia, o comprimento de onda no campo de energia, deformado, se desarmoniza e desacelera.


Tal deformação terá efeito negativo sobre toda a psique da pessoa e, como diz Dr. Bach, a partir daí, se desenvolve um estado negativo da mente e da alma. O Remédio Floral tem a mesma frequência de energia harmoniosa da qualidade correspondente da alma humana, mas, nesse caso, sem deformação e em ritmo normal, o que possibilita restabelecer a harmonia da alma.


 


Destinatários:  


Todo(a)s o(a)s interessado(a)s no seu autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal através de um trabalho terapêutico e que pretendam trabalhar questões comportamentais, de relacionamento interpessoal e social ou relacionadas com sintomas físicos.


 Investimento em Si:


       1ª Consulta                   15€
-----------------------------------------

      Consultas seguintes         10€
----------------------------------------

IVA incluído à taxa atual 


 
 


Local:  Alverca do Ribatejo (junto aos Bombeiros Voluntários)


 


 


Marcação / Reserva


 


 


Condições de cancelamento:



  • Se o cancelamento for comunicado com uma antecedência de até 1 dia da data da consulta, esta será considerada nula e será reagendada nova data.

  • Se o cancelamento for efectuado no próprio dia da consulta ou houver falta de comparência sem aviso prévio, a consulta será faturada na totalidade.  


 


voltar